Faça Citações

COMO CITAR REFERÊNCIAS NO TEXTO
 
 
As informações extraídas da literatura utilizada devem ser devidamente citadas e documentadas no texto dos trabalhos acadêmicos e científicos, onde se incluem as teses. Essas informações, denominadas citações, devem obedecer a um sistema que identifique as fontes utilizadas na confecção do texto.
Citação é, portanto, a menção no texto de informação extraída de outros documentos, com o objetivo de colocar o trabalho no contexto da temática, conferir a ele credibilidade, confrontar dados, fatos e argumentos, e registrar opiniões similares ou conclusões opostas.
Usa-se quando há necessidade de provar autoridade, originalidade ou fidedignidade. O fato de se incorporar idéias, dados e frases de outros autores, transcritos ou não, sem fazer menção a fonte original, constitui plágio, o que implica em sérias conseqüências para o autor da tese. Fatos do domínio público ou que possam ser facilmente verificados não necessitam ser referenciados.
Todas as citações incluídas no texto referentes a trabalhos publicados devem obrigatoriamente figurar na listagem das referências, ao final do trabalho. Estas devem estar absolutamente corretas e de acordo com a norma utilizada.

3.1 ESTILOS DE CITAÇÃO NO TEXTO

As citações no texto estão diretamente vinculadas ao sistema de organização das referências, colocadas no final dos trabalhos. Quando as referências forem apresentadas em ordem alfabética, adotar o sistema de citação autor e ano; quando as referências forem organizadas em ordem alfabética numerada a indicação no texto do respectivo número é sempre obrigatória, acompanhada ou não do nome do autor e ano*.

3.1.1 Citações Formais

a) Sistema de citação autor e ano
Consiste na indicação do sobrenome do autor, acompanhado do ano de publicação do documento. O sobrenome do autor deve ser grafado em letras maiúsculas para sua melhor visualização. O autor e ano podem fazer parte integrante da frase e/ou intercalados no texto, entre parênteses.

Observe os exemplos a seguir:
Citação de um autor
Citar o último sobrenome conforme consta da lista de referências, seguido do ano da publicação.

A globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em âmbito mundial (LOPEZ, 2003).
LOPEZ (2003) destaca que a globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em âmbito mundial.

Citação de dois autores
Citam-se obrigatoriamente ambos, interligados pela conjunção "e".

Embora o método Kaiser seja pouco conhecido e utilizado, ele foi discutido há, aproximadamente, 25 anos (LÉBART e DREYFEIS, 1972).

Citação de mais de dois autores
Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). É importante manter uma uniformidade em toda a tese, qualquer que seja a expressão adotada.

CARVALHO e col. (2001) caracterizaram o grupo segundo variáveis sociodemográficas...
ou
CARVALHO et al. (2001) caracterizaram o grupo segundo variáveis sociodemográficas...

Citação do mesmo autor com mais de um trabalho no mesmo ano
Neste caso, a diferenciação dos autores citados se faz por letra minúscula, acrescida ao ano da publicação, tanto na citação no texto como na lista de referências.

Doenças como o câncer, hipertensão ou diabetes devem ser consideradas prioritárias (KALACHE, 1986a).
No ano de 2025 o Brasil será a sexta população de idosos do mundo, em termos absolutos (KALACHE, 1986b).
KALACHE (1986a, 1986b) estudou as doenças crônicas na população de idosos brasileiros.

Citação de trabalhos do mesmo autor, publicados em diferentes anos
Neste caso, as citações são identificadas pelo ano de publicação, em ordem cronológica crescente.

Estudos sobre educação e promoção em saúde foram realizados por CANDEIAS (1984, 1988, 1991).

Citação de mais de um autor com o mesmo sobrenome
Autores com sobrenomes idênticos, com dois ou mais trabalhos publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelas iniciais do prenome.

Trabalhos recentes (PEREIRA FAC, 2000; PEREIRA MG, 2000) têm apontado soluções importantes para...

Havendo coincidência de iniciais de prenome, faz-se a diferenciação colocando-as por extenso.

Aspectos epidemiológicos e doenças relacionadas ao trabalho têm sido estudados por Pedro CALDAS (1996) e Paulo CALDAS (1996).
ou
Aspectos epidemiológicos e doenças relacionadas ao trabalho têm sido estudados. (CALDAS Pedro, 1996; CALDAS Paulo, 1996).

Múltiplas citações numa mesma frase
Quando dois ou mais trabalhos com autores diferentes são citados em relação a um mesmo tópico, devem os mesmos ser mencionados em ordem cronológica crescente.

Riscos elevados de câncer de pulmão foram detectados nos trabalhadores da construção civil (SIEMIATICKI et al., 1986, 1987; MORABIA et al., 1992; KELLER e HOWE, 1993; MUSCAT et al., 1995; FILKELSTEIN, 1995)
Os autores que se dedicam ao estado da influência da internet no meio acadêmico (CUNHA 2000; CIANCONI e MACEDO, 2001; FONTES, 2001; BARRETO, 2002) concordam que os países precisam investir em tecnologia...

Citação de entidade
Quando a autoria for atribuída a uma entidade, cita-se o nome de acordo com a forma em que aparece na lista de referências, podendo ou não ser abreviada. Observe os exemplos a seguir:

Texto:
O número de crianças obesas no mundo, com idade menor a 5 anos, já chega aos 17,6 milhões (OPAS, 2003).
Referência:
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre a alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília (DF); 2003.



Texto:
De acordo com a Pan American Health Organization (PAHO, 2003) o número de crianças obesas no mundo, com idade menor a 5 anos, já chega aos 17,6 milhões.
Referência:
PAHO - Pan American Health Organization. Joint WHO/FAO Expert Report on Diet Nutrition and the prevention of chronic disease. Washington (DC); 2003.



Texto:
A situação das crianças brasileiras de acordo com o UNICEF (2003) é considerada...
Referência:
UNICEF. Situação mundial da infância - 2003. Brasília (DF): Escritório da Representação do UNICEF no Brasil; 2003.



Texto:
Dados da CETESB, em 2004, comprovam a ausência de saneamento...
Referência:
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Inventário estadual de resíduos sólidos domiciliares 2004 [relatório na internet]. São Paulo; 2004 [acesso em 29 ago 2005]. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/relatorios/rsdomiciliares 2004.zip

Citação de fonte original não consultada
Trata-se de citação de documento não consultado em seu formato original, mas citado em outro documento. Esta forma de citação só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado, seguido da expressão - citado por ou apud - e do sobrenome do autor que o citou (grafado em letras maiúsculas), com a respectiva página. Neste caso, na lista das Referências deve constar apenas o documento consultado.

Texto:
De acordo com Blot e Fraumeni, citados por WÜNSCH FILHO e KOIFMAN (2003) "as mais baixas taxas de incidência por câncer do pulmão são registradas nas Ilhas Fiji e as mais elevadas na população urbana negra masculina americana" (p. 1008).
Referência:
Wünsch Filho V, Koifman S. Tumores malignos relacionadas com o trabalho. In: Mendes R. Patologia do trabalho. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2003. v. 2, p. 1002-19.

b) Sistema de citação autor, número e ano
Este sistema é uma modificação do sistema numérico. Nele, as citações no texto são identificadas pelos respectivos números da lista alfabética de referências, acompanhados, ou não, do autor e/ou ano da publicação. A decisão de dar visibilidade ao autor e ano depende da importância que representam no texto. O número da referência citada deve ser indicado em expoente.
 
O artifício de uso de letras para identificar os trabalhos de mesmo autor e ano não se aplica nesse sistema. Todas as demais características do sistema autor e ano se aplicam neste sistema.
Observe os exemplos a seguir:

Os métodos contraceptivos usados no país foram divididos em dois grupos: "independentes" ou "dependentes" da participação masculina23.
Segundo SANTOS23, os métodos contraceptivos usados no país foram divididos em dois grupos: "independentes" ou "dependentes" da participação masculina.
Os métodos contraceptivos usados no país foram divididos em dois grupos: "independentes" ou "dependentes" da participação masculina(SANTOS23, 1997).

Múltiplas citações
Os respectivos números da lista de referências devem ser separados por vírgula, ou por hífen, no caso de mais de duas citações seqüenciais.

...doenças crônicas na população de idosos (KALACHE10,11, 1986)
SCHARTZMAN 9-12 (1996) tem se dedicado ao estudo das intoxicações da infância...
Os autores que se têm dedicado ao estudo dos acidentes na infância têm analisado aspectos relativos à mortalidade8, 10-13, ou nos casos em que houve necessidade de atendimento em serviço de emergência5,7-12. Já PARKINSON19 (1996) e SMITH26 (1996) consideram relevantes os aspectos...

 

3.1.2 Citações Informais

Citações informais referem-se à menção de fontes não publicadas como: cartas, mensagens eletrônicas [e-mails], listas de discussão, artigos apenas submetidos para publicação, dados de arquivos de instituições, relatórios de pesquisa, apresentações em eventos, entre outras.
Quando relevantes devem ser identificadas no texto por asterisco e documentadas em nota de rodapé. É eticamente recomendável que se solicite autorização do responsável pela informação citada. Os trabalhos no prelo citados no texto devem figurar na listagem das referências, desde que indicados o título da revista e o ano e não em nota de rodapé.

Texto:
A indústria do conhecimento apresenta um processo de apropriação da informação gerada por um ou mais receptores*.
Rodapé:
*Produzir informação ou conhecimento. Texto extraído de lista de discussão bib_virtual@ibict.br em 15 de julho de 2005.
ou
*Comunicação pessoal de Fulano de Tal, em 10 de setembro de 2004, recebida por correio eletrônico.
ou
*Palestra sobre a "Situação da Mulher" proferida por Fulano de Tal, na Faculdade XY em 10 de setembro de 2004.


3.2 FORMAS DE CITAÇÃO NO TEXTO


As citações de textos extraídas de outros trabalhos podem ser feitas de forma direta (transcrição literal) e indireta (paráfrase), devidamente documentadas com a indicação do nome do autor da fonte original, grafado em letras maiúsculas para melhor visualização no texto.

3.2.1 Citação Direta

Citação direta é a transcrição literal de partes extraídas de texto de outro autor, devendo ser apresentada entre aspas.
Trechos que ultrapassem a 5 linhas são apresentados recuados da margem esquerda, com o texto transcrito com entrelinhamento e corpo de letra menor que o utilizado no corpo do trabalho, dispensando as aspas.
Nas citações diretas o nome do autor deve sempre ser indicado, acompanhado ou não do ano e do número quando for o caso. A indicação da respectiva página do trecho transcrito é obrigatória.

Exemplos:
MARQUES10 destaca que, embora demonstrando intolerância na prevenção da Aids contra o uso de preservativos, "os setores progressistas da Igreja Católica brasileira têm colaborado em muito na defesa dos direitos dos portadores de vírus HIV...." (p. 135).
ou
"Os setores progressistas da Igreja Católica brasileira têm colaborado em muito na defesa dos direitos dos portadores de vírus HIV e como parceiros no combate e assistência à epidemia" (MARQUES, 2003, p. 135)28.

Se o texto citado já contiver aspas, estas devem ser substituídas pelo apóstrofo.

..."pelo menos para quem não está disposto a fazer do `calvário' um meio para dar sentido à sua vida" (SIQUEIRA-BATISTA e SCHRAMM, 2005).

Qualquer modificação que se faça no texto transcrito deve ser indicada:
a) Usar reticências entre parênteses (...) para indicar supressão de parte de um trecho citado.

"A educação tem um papel vital na proteção de mulheres e crianças em face (...) da exploração sexual, na promoção dos direitos humanos (...) e no controle do crescimento populacional" (VENTURA e col., 2003, p. 86-7).

b) Quando se quer chamar a atenção de uma parte da citação deve-se destacá-la em negrito, acompanhada da expressão "o destaque é nosso", entre parênteses.

"A obesidade infantil já apresenta dimensões epidêmicas (o destaque é nosso) em algumas áreas e ascendentes em outras" (OPAS, 2003, p. 32).

c) Os erros ortográficos ou incoerências constantes do trecho original devem ser acompanhados pela expressão "sic" (assim, deste modo**), entre parênteses, imediatamente após a sua menção.

"... uma área de tecido que teve seu suprimento de sangue cortado morre ou sofre enfartassão (sic)... " (SILVA, 2004, p. 2).

d) Transcrições de textos de outros idiomas podem ser mantidas no idioma original ou traduzidas. Em ambos os casos, as aspas devem ser mantidas. No caso de se optar pela transcrição da tradução, o texto no idioma original pode ser colocado entre colchetes, em nota de rodapé, com chamada por asterisco.

Texto:
Para ROWLEY (2004, p. 1) "... o sistema de informação geográfica e a análise espacial podem ser aplicados para a identificação de áreas alvo de pneumonia para intervenções em saúde pública"*.
Indicado em rodapé:
__________________
*[...GIS - Geographical Information System and special analysis can be applied to discriminate target areas of pneumonia for public health intervention]

e) Termos em outro idioma devem ser destacados em itálico ou negrito, e acompanhados da tradução entre colchetes, ou traduzidos e acompanhados do termo original, também entre colchetes.

"Uma vez em pé, algumas destas pessoas conseguem se mover com o auxílio de uma armação [frame], mas outras não o podem fazer e permanecem limitadas às suas cadeiras de roda" (CONI e col., 1996, p. 50).

3.2.2 Citação Indireta

A citação indireta, também denominada paráfrase, consiste na utilização de trechos de outros trabalhos, conservando-se as idéias do original, com palavras do autor da tese, sem distorções ou ênfases impróprias e em substituição às transcrições.
Texto original:
"... as drogas, sejam lícitas ou ilícitas, são freqüentemente experimentadas na adolescência" (MUZA e col.10, 1997, p. 28).
Paráfrase:
No período da adolescência constata-se uso de drogas lícitas ou ilícitas. (MUZA e col.10 ,1997).
3.2.3 Notas Bibliográficas
Informações extraídas de fontes bibliográficas dadas a público que complementam o texto. Este tipo de nota deve vir acompanhado da indicação da respectiva fonte, não devendo constar da lista de referências.
Texto:
Atualmente o motor de busca mais atualizado tem sido o Google* que indexa quatro trilhões de página
Rodapé:
*Google Inc. Disponível em: http://www.google.com. Acesso em 14.04.2004.



Texto:
A disponibilização pelos autores de textos não revisados em websites é feita por meio de "open-archives"(*)
Rodapé:
*Open-archives – espaços virtuais destinados à divulgação de textos científicos, arbitrados ou não pelos pares (SENA, 2000)


____________________
* Além desses sistemas existe o sistema em ordem numérica de citação no texto, não indicado para teses pelo grande número de referências nelas utilizadas.
** Houaiss A, Villar M de S, Franco FM de. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva; 2001. p. 2566.